Como captar clientes para o seu motel
Depois de suados meses de obras, o Sr. Valdemar conseguiu finalmente abrir seu novo motel. O motel ficava na beira da rodovia em uma cidade média do interior. Não teve inauguração e, mesmo assim, as filas eram frequentes.
A história acima é verídica. Só que ocorreu há 41 anos. Bons tempos aqueles. O Sr. Valdemar é meu pai. Viveu o primeiro auge do segmento. Naquela época se captava clientes simplesmente, abrindo as portas.
Nessas quatro décadas tudo mudou. O mercado amadureceu. Os comportamentos mudaram. Os motéis evoluíram. Das dezenas, chegamos aos milhares de motéis. Somente abrir as portas, não é mais sinal de sucesso no primeiro dia.
Captar clientes é um dos grandes desafios do moteleiro do século vinte e um. Conseguir mostrar, em larga escala, como nosso negócio realmente melhora a qualidade de vida de um casal.
Agora, verdade seja dita, chegar nesse cliente nunca foi tão fácil. Sim, fácil. Com a internet e redes sociais, a comunicação deu um salto. Quase todo mundo tem um celular conectado à internet.
Dentro dessa revolução reservar uma suíte, aquela suíte, naquela hora, sem precisar estar no motel era algo impensável alguns anos atrás. Como também era, chamar um carro para nos transportar com bom serviço e rapidez com dois cliques no celular.
O Guia Go que é capa dessa edição fez exatamente isso. Colocou nossos motéis na palma da mão de população brasileira. Quebrou a barreira de precisar saber na recepção qual suíte estava disponível.
O app já não é mais novidade para nós. Foram mais de 30.000 reservas feitas por ali. Alguns milhões de reais transacionados. Está deixando de ser algo resumido à um pequeno grupo de usuários e se tornando uma nova forma de se comprar nossos serviços.
Uma forma mais rápida, simples e fácil dos clientes escolher em qual motel e suíte irão. É mais um canal de venda do seu e do meu motel.
Para nós, moteleiros. Um canal de vendas. Para o cliente, mais um sinal de que nosso mercado mudou.
E o melhor de tudo isso é que, ao contrário do taxista que perdeu o cliente para a empresa de transporte. Nossa mudança não é para outro local. É para dentro dos nossos próprios motéis.
Sem dúvida, já é uma das melhores formas de captarmos clientes em 2020.