top of page

O passado, o presente e o futuro!


Chega ao final 2019. Um ano marcado por grandes evoluções. Primeiro, precisamos parabenizar e reconhecer o espaço conquistado pela AB-Motéis na agenda política nacional, sem dúvida, todos nós seremos beneficiados com isso.

Nesse ano, tivemos a publicação inédita de dois livros referência para o mercado moteleiro. O meu livro que chegou a estar no topo dos 100 na categoria negócios da Amazon e o do Rodolfo, que conta a história do Guia de Motéis/Moteleiro.

Na economia, a maré ruim realmente ficou para trás. Vimos um movimento de crescimento no segmento moteleiro em várias cidades. Crescimento anual de 5%, 12%, 27%, 37% e 45%, esses são alguns números reais de motéis que acompanhamos.

O balanço do passado foi esse. Muitos motéis evoluíram e outros não. Agora é hora de parar e rever seus conceitos e sua direção. Como eu quero ver meu motel no final de 2020?

Essa é a principal pergunta a ser respondida nesse momento. O exercício é simples. Quanto mais real e factível for, melhor. Então, vamos parar algumas horas. Papel e caneta na mão. Vamos lá estabelecer o que será feito nesse novo ano que se inicia.

Para começar, abra os números e trace onde seu motel está nesse momento e o que ocorreu no comparativo 2018-2019. Faturamento, Ocupação, Despesas. Foque nesses itens.

De mão desses números, trace onde você quer chegar daqui um ano, com os dois pés no chão. Pense em algo como: aumentar minha ocupação em 20%, aumentar meu faturamento em 10% e/ou reduzir minhas despesas em 10%.

Traçado o objetivo, você precisa determinar que ações fará imediatamente para isso se torne realidade. Vou dar alguns exemplos, baseado nas metas acima:

- Profissionalizar a gestão das redes sociais com orçamento mensal

- Modificar marca e posicionamento do motel, fazendo um relançamento

- Fazer um retrofit de 4 suítes simples e 4 suítes com hidro

- Atualizar a fachada do motel

- Modificar o cardápio, atualizando itens e layout

- Aumentar o número de mercadorias expostas dentro das suítes

- Implantar energia fotovoltaica

- Analisar a viabilidade de instalar bomba de calor para economizar gás

- Trocar ou instalar um sistema de gestão mais eficiente

- Aumentar a presença online do motel, em diversas plataformas

- Ofertar reservas no guia go

Essas ações acima, são somente exemplos genéricos. Trace as suas, em linha com as metas para que elas se tornem realidade no final de 2020. Tenho certeza disso. Acredite, planeje e execute. Já vi dezenas de motéis alcançar resultados extraordinários dessa forma.

O passado já está escrito. O presente é agora. É essa a hora de agir e tornar realidade o que estamos propondo. O futuro é o que você irá construir, a partir de hoje, colocando em prática aquilo que aprendeu. Então, vamos executar! Ótimo 2020.

Destaques
Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page