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Como Aumentar O Tíquete Médio Do Seu Motel?

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O tíquete médio é um dos principais indicadores em um negócio. Nos motéis, ele é calculado dividindo-se o faturamento pelo número de ocupações em um período. Um motel que teve uma receita de R$ 80 mil, em mil estadas, tem um tíquete médio de R$ 80. Alguns motéis sofrem com tíquete médio reduzido, mas há formas de mudar essa realidade.

 

Primeiro: não confunda tíquete médio com o preço inicial que você cobra na suíte mais econômica. Conheço bons exemplos de motéis que têm preço inicial de R$ 43 com um tíquete médio de R$ 118 e motéis com preço inicial de R$ 137 e tíquete médio de R$ 350. Por outro lado, já tive a oportunidade de trabalhar com motéis com preço inicial de R$ 45 e tíquete médio de R$ 49, o que é um problema. Vamos ver como resolver.

 

A primeira estratégia que utilizo é ter preços menores em horários de menor movimento e preços maiores em horários de pico. Dessa forma, além de aumentar o tíquete médio nos horários nobres do motel, você consegue diluir a ocupação, aumentando a rotatividade dos quartos.  É ótimo para aumentar o faturamento.

 

Outra forma de elevar o tíquete médio é ofertar pernoites e diárias. Prefiro incentivar pernoites de segunda a quinta-feira sem restrição no horário da entrada. Normalmente, os motéis têm menor movimento nesses dias. Os pernoites são divulgados nos sites agregadores de reservas, redes sociais e, quando possível, em mídias externas.

 

Embora alguns moteleiros pensem diferente, quanto maior a oferta de produtos de qualidade dentro das suítes, maior a venda. A venda de alimentos, bebidas e souvenirs chega a representar até 18% do faturamento em alguns motéis. Para mim, é impossível não aproveitar essa oportunidade de agregar valor no tíquete médio com a venda de produtos.

 

As dicas em relação aos produtos é cuidar da apresentação. Tenha um cardápio enxuto e bonito. Cobre valores justos. Isso incentiva o consumo. A venda é um extra que contribui muito para elevar o tíquete médio do motel. Produtos dentro das suítes vendem até três vezes mais do que produtos que estão somente no cardápio.

 

A última estratégia é mais complexa para implementar. Ter uma estrutura de categorias de suítes bem elaborada permite ao motel trabalhar com tíquete médio maior. Cada mercado tem um modelo ideal, mas, de forma genérica, nos motéis que atuamos, buscamos ter uma ou duas categorias de entrada, duas intermediárias com hidro e uma com piscina. Vale a pena analisar o portfólio do seu motel para verificar se é possível transformar uma suíte simples em uma com hidro ou ter uma suíte melhor, com piscina. Ter um portfólio de suítes é um atrativo para que o tíquete médio do motel seja maior.

 

Bom, agora é hora de analisar os números do seu motel, traçar as estratégias e colocar em prática. Mãos à obra!

 

Artigo publicado originalmente na Revista O Moteleiro, Edição 83:

 

 

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