top of page

Saindo da Rotina: Equipotel 2018

As nuvens da instabilidade política e econômica continuam a sobrevoar nosso país. Mas isso não foi suficiente para ocultar o brilho da edição da Equipotel desse ano. Aqueles que estiveram presentes, encontraram um ambiente diferente daquelas feiras que tínhamos no passado.

A Equipotel, hoje, é muito mais um encontro de negócios do que uma feira focada na “visitação de estandes”. Foram dezenas de palestras, cursos, workshops, a feira tinha inclusive um espaço destinado para reuniões. A área destinada aos motéis, além dos fornecedores e da Motel Design, teve a primeira edição do Guia de Motéis Talks, uma grande iniciativa de palestras, que trouxeram conhecimento aos moteleiros presentes. Foi um sucesso.

O excelente espaço destinado ao nosso segmento, mostra que os motéis finalmente ganharam relevância dentro dos meios de hospedagem. Essa relevância somente foi possível graças à união do nosso setor, um belo trabalho desempenhado pela a AB-Motéis e algumas empresas que apoiam e disseminam conhecimento positivo sobre os motéis brasileiros.

Também, notamos grande busca por boas práticas gerenciais, sistema de gestão informatizada, equipamentos eficientes com foco em redução de custos, design sustentável e itens desenhados para a praticidade e facilidade de implantação.

As trocas de experiências e negócios foram intensas e nos proporcionaram grandes momentos de reflexão. A aproximação, o olho-no-olho e contatos com fornecedores e parceiros de negócio, possibilitam aprendizado e conhecimento de novidades. A feira também é um excelente local para melhorar às condições de negociações e contratos. Enfim, momento de evoluir os relacionamentos profissionais.

Há tempos, manifesto apreço pela filosofia. Um dos meus autores favoritos é Friedrich Nietzsche. Em um dos seus livros, ele afirma: "Daquilo que sabes conhecer e medir, é preciso que te despeças, pelo menos por um tempo. Somente depois de teres deixado a cidade, verás a que altura suas torres se elevam acima das casas".

Essa reflexão, mostra o sentimento que vivemos quando nos propomos a participar de uma feira, evento ou congresso. Somente conseguimos enxergar a nossa realidade (e do nosso motel) quando conseguimos sair da rotina, do dia-a-dia, nem que seja por um curto espaço de tempo. Olhando o motel de fora do escritório é de onde tiramos os melhores insights para o caminho que nosso negócio precisa traçar para sucesso.

Eu tenho uma máxima de que ”sempre se tira algum aprendizado, na grande maioria das experiências que temos fora da nossa rotina”. Nessa Equipotel, ficou ainda mais claro, o atual momento de renovação vivido pelos motéis no país. Essa renovação é o alinhamento dos nossos serviços e estrutura com o público-alvo atual: os casais (e não amantes).

Então, vamos colocar na agenda a próxima “saída da rotina” para enxergar melhor o potencial do seu motel?

Publicado na Revista O Moteleiro, Edição 80: https://www.moteleiro.com.br/consultoria/saindo-da-rotina-equipotel-2018/

Destaques
Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page