March 8, 2019

December 18, 2018

Please reload

Recentes

OS MOTÉIS NO BRASIL: ORIGEM E MERCADO

December 31, 2017

1/1
Please reload

Destaques

O Marketing no seu Motel

March 7, 2018

 

Marketing não se resume a publicidade. Kotler, um dos gurus do marketing, difundiu o conceito de mix de marketing, enfatizando os quatro pilares do marketing: Produto, Preço, Praça e Publicidade (4Ps). Nos motéis, ao elaborarmos uma estratégia de marketing, devemos analisar os 4Ps e entender como eles impactam na “venda” dos nossos produtos aos clientes:

 

1. Produto: As suítes e os produtos vendidos aos clientes. Como está a conservação das suítes? Os equipamentos? Há boa oferta de produtos para consumo?

 

2. Preço: Estão abaixo ou acima do mercado? E os preços dos produtos, alimentos e bebidas? Há espaço para aumentar? As margens são aceitáveis? O motel é lucrativo?

 

3. Praça: A localização. Como está o acesso? Qual o perfil do público? Como o trânsito impacta os clientes? Quais os geradores de demanda? E a concorrência?

 

4. Publicidade: É pela publicidade (e comunicação) que o cliente fica conhecendo os serviços e promoções. A publicidade mudou, e as mídias tradicionais tem perdido força para as mídias digitais.

 

Existem diversos exemplos de motéis com ações efetivas e resultados em mídias digitais. Esses são alguns dos pontos da presença digital de um motel:

 

a) Guia de Motéis: O maior e mais importante site de busca de motéis no Brasil. É fundamental que o motel tenha as informações atualizadas. Os descontos têm boa aceitação pelos clientes. Faz parte do Guia, o “Bons de Cama”, um serviço interessante e que merece atenção com foco em fidelização.

 

b) Redes Sociais: No Brasil, as que mais impactam os clientes, são o Facebook e Instagram. Deve-se tratar o perfil na rede social como uma ferramenta de divulgação e comunicação, mantendo-o atualizado. O lançamento de produtos/serviços/promoções, nestas redes, tem ótimos resultados.

 

c) Site: Ainda é um importante ponto de contato/divulgação com os clientes. Com o avanço do mobile, o design deve ser responsivo. Também precisa estar atualizado.

 

d) Google: É importante que o motel esteja bem colocado nas buscas. Para isso, o site deve ter uma boa otimização do seu conteúdo (SEO). Faça um teste, digite no Google: motel + sua cidade, e veja quem está no topo das buscas.

 

e) Sites de reservas: No Brasil os mais usados são: Booking e Hotéis.com. O Guia de Motéis também oferece esse serviço. Essas plataformas possibilitam a conveniência e divulgação do serviço de reservas. Bem estruturadas, são ótimas fontes de receita.

 

f) Opiniões: Os principais sites onde os clientes vão encontrar comentários são: Google Meu Negócio, Facebook e TripAdvisor. A reputação online é algo que exige tratamento adequado. Tem-se que filtrar os trollers, mas é um bom termômetro da percepção que os clientes têm do motel.

 

Esses são alguns pontos que utilizamos para analisar e controlar o marketing de um motel. Cada um tem um método, o importante é ser bem-sucedido na “venda” e no “pós-venda” do seu motel aos clientes!

 

Publicado originalmente na Revista O Moteleiro Edição 76. Clique para visualizar.

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Please reload

Please reload

Tags
Please reload

Arquivo
  • Instagram
A ZEAX é uma empresa especializada em motéis. Atuamos com motéis próprios, administração de motéis, arrendamento de motéis, consultoria para motéis e franquias de motéis.
Ajudamos nossos clientes a entrar no mercado de motéis profissionalizar a gestão dos motéis gerando resultados reais

Av. Paulista, 726, Sala 1707

São Paulo/SP

(11) 4506-3179

© 2020 Zeax - Arrendamento, Consultoria e Franquias de Motéis. É proibida a reprodução de conteúdo/marcas sem autorização expressa.