top of page

Reservas em Motéis


Embora seja algo imprescindível na indústria da hospedagem, ofertar reservas em motéis parece uma miragem para muitos moteleiros. Motéis que não aceitam reservas (ou não têm o processo estabelecido) ainda é algo frequente em nosso país.

Uma das origens da falta desse serviço é que a maioria dos consumidores dos motéis é local. Muitos desses consumidores têm o hábito de, simplesmente, decidir ir para o motel. Um dos problemas desse “modelo de compra” é que, muitas vezes, a suíte desejada não estava disponível ou era preciso esperar algum tempo na fila.

Só que os tempos são outros. O consumidor atual quer conveniência e praticidade, seja ele um turista, seja ele um casal que quer algumas horas para sair da rotina. Hoje, o que está em pauta é o conceito de canal de vendas. Os marketplaces (Amazon, Mercado Livre e eBay) são uma realidade com expressivas receitas. As empresas vendem produtos e serviços nos mais diversos locais. Veja o exemplo das companhias aéreas, que vendem passagens nos sites próprios, sites de parceiros, agências on-line, agências físicas e lojas próprias. O que importa é facilitar ao máximo o processo de compra. O consumidor agradece.

Nos motéis, não é diferente. O moteleiro que se limita a esperar que o cliente simplesmente vá ao motel, no mínimo, abre mão de uma boa fatia de faturamento. Mais do que isso, ele corre o risco da própria inexistência do negócio em um futuro não muito distante.

Existem diversas plataformas para vender estadas pela internet. Você pode vendê-las via reservas no seu site, ofertar suítes para reservas de pernoites em sites como Booking.com e Expedia ou fazer promoções de estadas em sites como Clube do Motel, Peixe Urbano etc. Pode também usar o Facebook como canal de vendas. Enfim, há uma gama variável de opções.

Nesta edição da Moteleiro, o Guia de Motéis apresenta oficialmente o guia de motéis go, uma plataforma de reservas para estadas em motéis que deve impactar positivamente o setor. O intuito do Guia é mudar a forma como o consumidor “compra” a estada do motel, gerando conveniência e praticidade. Funciona de forma muito simples: quando pretende ir ao motel, o casal acessa o aplicativo e ele mostra os motéis com suítes disponíveis em um raio da localização do casal, que escolhe a suíte, faz o pagamento e pode ir para o motel.

Quando o Rodolfo Elsas, diretor do Guia de Motéis, me apresentou a versão beta do app, vi que estava diante de uma grande mudança para nosso segmento, e é realmente isso que a equipe do Guia pretende com o aplicativo: melhorar a forma como o cliente frequenta os motéis. Isso gera conveniência e deve trazer mais uma leva de novos não usuários dos serviços dos motéis. Eu já estou usando o app e já cadastrei em nossos motéis. E você, já está preparado para a mudança?

Publicado originalmente na Revista O Moteleiro, Edição n. 81. Disponível em: https://www.moteleiro.com.br/2018/reservas-em-moteis/

Destaques
Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page