top of page

Não seja extinto!

As últimas edições da Revista O Moteleiro tem tratado das mudanças que vem ocorrendo em nosso setor. Muitos moteleiros já perceberam isso e tem provocado uma verdadeira revolução em seus motéis. O próprio Guia de Motéis, site referência em motéis no Brasil, está lançando uma nova plataforma de reserva de estadias de motéis que deve impactar (e muito) nosso setor.

Embora as mudanças já estejam ocorrendo e a recessão econômica esteja mais próxima do fim, muitos ainda insistem em não aceitar a evolução do mercado. Existe um falso consenso de que a manutenção do status quo é aceitável.

Charles Darwin foi um dos mais importantes cientistas da nossa humanidade. A sua teoria da “evolução das espécies” revolucionou a compreensão da influência que o meio ambiente tem em nós. Um exemplo clássico são os dinossauros e a sua extinção. As principais teorias afirmam que os dinossauros não se adaptaram às novas condições do meio ambiente e por conta disso, foram extintos ao longo dos anos.

Mas o que Darwin e Dinossauros tem em comum com nossos motéis? A gestão de nossos negócios, não é diferente. Os mercados mudam, a economia muda, o público consumidor muda. Nós como gestores devemos buscar evoluir sempre. Manter nosso negócio, há muito tempo, é sinônimo de fracasso ali na frente.

Evoluir e crescer não é uma escolha do empreendedor. É um dever para permanecer no mercado. Quem ainda tem dúvidas, é só olhar os exemplos modernos como o Uber (impactou os taxis), Airbnb (revolucionou a hospedagem), Amazon (mudou o varejo) e a Apple (reinventou o telefone). Essas empresas foram verdadeiros asteroides em seus mercados. Em alguns casos levaram à extinção de empresas e modelos de negócios tradicionais.

A lista é bem extensa e todos os setores tem pontos de ruptura do método tradicional de fazer negócios. A próxima geração dos nossos consumidores já está aí e precisamos evoluir junto com o mercado buscando novas formas de se relacionar com esses clientes.

Gerir um motel, hoje, é estar atento ao que acontece no mercado. É buscar profissionalizar as rotinas diárias. Além disso, padronizar os serviços que envolvem o cliente é uma obrigação em negócios que atuam em nosso setor.

Criar conceitos novos em nossas suítes, modernizar a comunicação com nosso cliente, facilitar a compra (reservas online), dispor de informações atualizadas são mais algumas das competências atuais necessárias.

Enfim, tudo isso objetiva, tornar nossos motéis negócios perenes que não serão extintos na próxima queda de um asteroide.

Destaques
Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page