top of page

O Marketing no seu Motel

Marketing não se resume a publicidade. Kotler, um dos gurus do marketing, difundiu o conceito de mix de marketing, enfatizando os quatro pilares do marketing: Produto, Preço, Praça e Publicidade (4Ps). Nos motéis, ao elaborarmos uma estratégia de marketing, devemos analisar os 4Ps e entender como eles impactam na “venda” dos nossos produtos aos clientes:

1. Produto: As suítes e os produtos vendidos aos clientes. Como está a conservação das suítes? Os equipamentos? Há boa oferta de produtos para consumo?

2. Preço: Estão abaixo ou acima do mercado? E os preços dos produtos, alimentos e bebidas? Há espaço para aumentar? As margens são aceitáveis? O motel é lucrativo?

3. Praça: A localização. Como está o acesso? Qual o perfil do público? Como o trânsito impacta os clientes? Quais os geradores de demanda? E a concorrência?

4. Publicidade: É pela publicidade (e comunicação) que o cliente fica conhecendo os serviços e promoções. A publicidade mudou, e as mídias tradicionais tem perdido força para as mídias digitais.

Existem diversos exemplos de motéis com ações efetivas e resultados em mídias digitais. Esses são alguns dos pontos da presença digital de um motel:

a) Guia de Motéis: O maior e mais importante site de busca de motéis no Brasil. É fundamental que o motel tenha as informações atualizadas. Os descontos têm boa aceitação pelos clientes. Faz parte do Guia, o “Bons de Cama”, um serviço interessante e que merece atenção com foco em fidelização.

b) Redes Sociais: No Brasil, as que mais impactam os clientes, são o Facebook e Instagram. Deve-se tratar o perfil na rede social como uma ferramenta de divulgação e comunicação, mantendo-o atualizado. O lançamento de produtos/serviços/promoções, nestas redes, tem ótimos resultados.

c) Site: Ainda é um importante ponto de contato/divulgação com os clientes. Com o avanço do mobile, o design deve ser responsivo. Também precisa estar atualizado.

d) Google: É importante que o motel esteja bem colocado nas buscas. Para isso, o site deve ter uma boa otimização do seu conteúdo (SEO). Faça um teste, digite no Google: motel + sua cidade, e veja quem está no topo das buscas.

e) Sites de reservas: No Brasil os mais usados são: Booking e Hotéis.com. O Guia de Motéis também oferece esse serviço. Essas plataformas possibilitam a conveniência e divulgação do serviço de reservas. Bem estruturadas, são ótimas fontes de receita.

f) Opiniões: Os principais sites onde os clientes vão encontrar comentários são: Google Meu Negócio, Facebook e TripAdvisor. A reputação online é algo que exige tratamento adequado. Tem-se que filtrar os trollers, mas é um bom termômetro da percepção que os clientes têm do motel.

Esses são alguns pontos que utilizamos para analisar e controlar o marketing de um motel. Cada um tem um método, o importante é ser bem-sucedido na “venda” e no “pós-venda” do seu motel aos clientes!

Destaques
Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page